segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Os profetas como tribunos do povo: eles fundiram em uma única noção "rico", "ímpio","mau", "violento". (...) Nisto redide a importância do povo judeu: é a revolta dos escravos na moral. ( O Judeu e o Sírio, nascidos para a servidão, segundo Tácito). "Luxo enquanto crime". O nome ( Ebion) "pobre" torna-se sinônimo de "santo" e de "amigo de Deus".

Nietzsche, Notas para Além do bem e do mal.


Os despossuídos da Terra ( de um Estado sobre a Terra, eis) ganham o latifúndio do espírito, a garantia de um pacto societário com o expropriador por excelência do Cosmo, o Deus reativo do Antigo Testamento, que precisa aniquilar para edificar, selar o Homem com o opróbio de uma carência para empamzinar-se de ser. O anátema de Nietzsche contra os judeus é intoxicado de fascinação; ele vê neste povo a exaltação primeira, originária do que ele só consegue viver raquítica, negativamente: povo que efetivou a revolta paradigmática dos escravos, a inversão no sentido e na direção da força típica destes; quando os escravos voltam a força "reativa" contra os detentores da força "ativa", os senhores, ou seja: o povo que transformou o Não em Sim, a reação em ação, induzindo os senhores à culpa e à má-consciência, à introjeção doentia da força.
Nietzsche sabe que o predomínio da negação, em qualquer instância- mesmo se esta é dirigida por uma vontade de potência ativa, dirigida contra o escravo- é acumpliciar-se com a decadência, com a virose dos tempos modernos ( consciência, dever moral, homem auto-centrado, etc). Por isso, ele é absolutamente consequente, mesmo em seu fascínio por um povo de sacerdotes, de chefes que induzem à tranformação da ação em "espírito", do guerreiro no homem interior; no virulento, sistemático e coercitivo projeto de "ativação" das forças reativas deste povo, ele contempla, sub specie aeternitatis, o gênio, que sempre almejara a emular, de uma força que se traveste de seu contrário- a máscara da máscara- e se eterniza, ao longo da ciranda interminável de metamorfoses da aparência.

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